O mármore é um dos materiais mais desejados na arquitetura e decoração, graças à sua beleza natural e versatilidade. Seja em pisos, bancadas ou detalhes decorativos, ele transforma ambientes com elegância e sofisticação. Neste artigo, exploramos cinco razões para apostar no mármore e como ele pode fazer a diferença no seu projeto. Confira!
1. Versatilidade
Um dos principais atributos do mármore é sua versatilidade. Muito utilizado em pisos pela uniformidade entre as pedras e os tons claros, garante amplitude ao ambiente com elegância e sofisticação.
O mármore também é muito utilizado em bancadas, pias e na customização de outros móveis, como mesas e aparadores. Esse uso vem ganhando bastante espaço na arquitetura e decoração.
2. Elegância
Por conta das condições que permitem a formação dos veios da rocha, cada peça de mármore tem um visual único e exclusivo.
Tais características proporcionam beleza e requinte às peças de acabamento, tornando-as menos suscetíveis aos efeitos sazonais de tendências ou estações. Destacar o mármore no ambiente ou utilizá-lo em detalhes podem ser referências para bons resultados na decoração.
3. Variedade
As pedras de mármore mais conhecidas são as de tonalidades claras e neutras. Mas existem também as vermelhas, rosas, verdes, azuis, cinzas, marrons e pretos. Assim, é possível escolher o que mais se adequará aos ambientes e criar uma infinidade de combinações, agregando ainda mais sofisticação.
Os veios da rocha são singulares e originados a partir das modificações químicas que formam o mármore. Por isso, cada peça é única.
4. Conservação e Manutenção
O mármore é uma pedra natural e, por conta disso, a manutenção e a conservação estão diretamente ligadas à sua durabilidade.
Para a limpeza, um pano úmido com água e detergente neutro são suficientes. Quanto à selagem da rocha e o uso de impermeabilizantes, deve ser realizada de acordo com o recomendado pelo fabricante do impermeabilizante e aplicados sempre por profissionais.
5. Durabilidade
Para se ter uma ideia da durabilidade, o índice científico utilizado para medir o quão durável e resistente é um material,�é a Escala de Mohs, criada por químicos para avaliar a vida útil de cada mineral.
A Escala de Mohs vai de 1 a 10, ou seja, do componente com menor à maior durabilidade. O mármore se encontra entre a posição 7 e 8. Para se ter uma ideia, o diamante, pedra praticamente imune a arranhões, tem nível 10.
Sardep Marmoraria
www.sardep.com.br